Inicialmente podemos pensar que comprar produtos biológicos vai provocar um grande défice no orçamento familiar, mas na verdade as vantagens são compensatórias.
Num produto biológico podemos aproveitar "da rama à raiz" sem haver praticamente perdas.
Os legumes biológicos podem e devem ser cozinhados com casca (onde quase sempre se concentram a maior quantidade de nutrientes) e fazer o consumo de folhas e ramas.
Este aproveitamento vai reduzir os custos e os resíduos doméstico, sendo assim uma mais valia ecológica.
Os produtos biológicos têm também uma duração mais longa, mantém-se frescos e rijos durante mais tempo, não havendo perdas desde a compra à utilização.
Além dos motivos económicos a questão da saúde é muito importante, para quem os consome e para quem os cultiva e trata.
Nos EUA foi feito um estudo pelo National Research Council (NRC) que concluiu que a ingestão alimentar representa a principal fonte de exposição a pesticidas em bebes e crianças, e essa exposição pode ser responsável pelo aumento de riscos à saúde.
Este estudo foi feito com base na dieta de 23 crianças em idade escolar através do biomonitoramento urinário.
Substituindo a maioria das dietas convencionais das crianças por alimentos orgânicos e fazendo duas amostras diárias de urina, durante o período de 15 dias de estudo, detectaram que as concentrações urinárias médias dos metabólicos específicos para melatião e clorpirifós (pesticidas usados na agricultura) diminuíram para os níveis não detectáveis imediatamente após a introdução das dietas orgânicas e permaneceram indetectáveis até que as dietas convencionais foram reintroduzidas.
Analisaram ainda vários frutos e legumes e criaram uma lista com a indicação dos principais alimentos a não consumir não sendo biológicos.
Essa lista é encabeçada pela maçã, um dos fruto mais vulgares e mais consumidos, sobretudo pelas crianças e a maior parte das vezes sem retirar a casca.
Devemos consciencializar-nos de tudo isto e progressivamente introduzir os produtos biológicos.
Pela minha experiência, posso afirmar que a relação entre os custos, sabor, desperdício e saúde não tenho duvidas em preferir e consumir apenas produtos biológicos.
Pela minha experiência, posso afirmar que a relação entre os custos, sabor, desperdício e saúde não tenho duvidas em preferir e consumir apenas produtos biológicos.